Veja as vantagens e desvantagens de realizar o saque-aniversário do FGTS

Gepubliceerd door ed2x op

Advertenties

O saque-aniversário disponibilizada para trabalhadores que atuam no regime CLT tem sido bastante procurada ultimamente, essa opção de saque pode ser feita uma vez por ano, no mês de nascimento do beneficiado.

É bem diferente sistemática tradicional, que disponibiliza o saque ao trabalhador somente quando for demitido sem justa causa, conhecido como saque-rescisão.

Advertenties

Desde quando começou a opção saque-aniversário vários trabalhadores já aderiam a esta opção por vários motivos.

Após os saques-aniversários surge uma questão uma questão importante, quais as vantagens de optar por essa modalidade de saque? E as desvantagens? Veja esta matéria e confira o lado positivo e negativo deste saque.

Vantagens do saque aniversário

Vamos começar pelo lado positivo, confira a seguir as vantagens:

Pagamento de dívidas do cheque especial ou cartão de crédito: Possuem um dos maiores juros do mercado financeiro, caso o trabalhador possua este tipo de dívida, o saque-aniversário passa a ser bastante vantajoso. Afinal, com juros de 200% por ano desses produtos claramente compensa realizar esta modalidade de saque;

Advertenties

Dinheiro extra todo ano: A principal vantagem quando escolher o saque-aniversário é a garantia de ter um dinheiro extra todo ano, este tipo de saque é visto como um 14º salário, e para quem recebe o mínimo o valor pode ser um bom valor.

Garantia de empréstimo: Se o trabalhador precisar de um empréstimo, é possível que seu saque aniversário seja usado como garantia.

Desvantagens

Agora vamos aos pontos negativos do saque-aniversário do FGTS.

Baixos valores para financiamentos: Quando optar por essa modalidade, o trabalhador continua possuindo o direito de sacar o FGTS para a compra da casa própria, se aposentar e outros benefícios. Porém como o valor será sacado todo ano, ele será consideravelmente menor quando for solicitar por um financiamento.

Advertenties

Valor reduzido no saque-rescisão: Segundo a leis, se o trabalhador for demitido sem justa causa o mesmo terá acesso a multa rescisória de 40% do valor do FGTS. Portanto, ao continuar na modalidade aniversário terá direito aos 40% juntamente ao valor total do FGTS, contudo, com valor menor por ter sito sacado anualmente.

É possível voltar à modalidade tradicional do saque FGTS?

Se o trabalhador quiser voltar à modalidade saque-rescisão, é possível, mas a alteração apenas será concluída e vigente no 1º dia do 25º mês da solicitação. Em outras palavras, dois anos depois.

Por isso, é preciso analisar qual das opções te traz mais benefícios.


0 Opmerkingen

Geef een antwoord

Avatar tijdelijke aanduiding

Het e-mailadres wordt niet gepubliceerd. Vereiste velden zijn gemarkeerd met *

nl_NLDutch