Como fazer o Cadastro Positivo de Condutores?

Publicado por Carolina em

Anúncios

O programa criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), feito para o Ministério da Infraestrutura, busca promover a boa conduta no trânsito.

O novo programa, chamado Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), é também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores.

Ele foi criado com o objetivo principal de conscientizar a boa conduta no trânsito, oferecendo benefícios aos bons condutores.

Anúncios

Falaremos mais sobre o RNPC, seus benefícios e como participar. Confira.

Veja Também:

    • Conheça os rastreadores de sono
    • Aplicativo do álbum digital da Copa do Mundo
    • Quais as datas para sacar o PIS/Pasep?

Programa Registro Nacional Positivo de Condutores

O RNPC, que foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito, busca oferecer benefícios aos bons motoristas, desde que estes não tenha cometido nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.

Entre os benefícios, que são descontos e isenções de taxas, estão os descontos em locação de veículos e em contratação de seguros, descontos em estacionamentos e em tarifas de pedágios, entre outros.

Anúncios

Ele entra como mais um serviço da Carteira Digital de Trânsito (CDT), a qual já possui a Venda Digital, o Registro Nacional de Veículos (Renave) e o Renave 0 km.

Outra novidade que o programa traz, é a possibilidade de empresas e instituições participarem oferecendo benefícios aos bons motoristas.

Como fazer o Cadastro Positivo de Condutores?

Para fazer o Cadastro Positivo de Condutores, o motorista interessado pode inscrever-se de duas formas: a primeira sendo através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que pode ser baixada em iOS e Android; e pelo portal do próprio Senatran.

Após o cadastro ser feito, ele passará por uma avaliação na revisão, e depois o motorista será aprovado ou reprovado para participar do programa.

Anúncios

O período de inscrição no programa teve início já no final de setembro, e entrou efetivamente na ativa no dia 13 de outubro, quando os motoristas cadastrados já puderam beneficiar-se dos benefícios do RNPC.

Já para a inscrição de empresas e instituições que queiram oferecer benefícios aos bons motoristas, pode-se fazer o cadastro no programa através do formulário online do Senatran.

Como forma de incentivo à essas empresas e instituições, a Secretaria Nacional de Trânsito desenvolveu um sistema de recompensas, onde foi criado o selo Parceiro do Bom Condutor. O selo pode ser usado em portais e aplicativos, em ações promocionais e nas redes sociais.

Outras condições para participar do RNPC

Além da condição principal de não possuir nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses, o motorista deve atentar-se a outros quesitos. Veja abaixo, os critérios que podem levar à anulação da inscrição no programa:

  • CNH cassada ou vencida há mais de 30 dias;
  • Cometer alguma infração de trânsito;
  • Se tiver suspenso o direito de dirigir;
  • Se estiver cumprindo pena privativa.

0 Comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese (Brazil)